segunda-feira, 21 de abril de 2014

Como diminuir o consumo excessivo de CPU do Copy

Eu já escrevi anteriormente sobre o Copy, um bom substituto para o Dropbox, que oferece muito mais espaço de armazenamento gratuito e possui bons recursos como diferencial.

Acontece que durante meus testes, percebi que ele estava consumindo muita CPU; ao ponto de deixar a máquina bem mais lenta (girando por volta de 45% da CPU, com picos de 70%). Como estou divulgando bastante a ferramenta, me senti na responsabilidade de compartilhar essa solução com os amigos e pessoas que acompanham meu blog.

A SOLUÇÃO


A primeira coisa a fazer é abrir o menu de configurações do programa e desabilitar a opção "Allow local peer discovery and sync" na aba "Network" (é preciso reiniciar o programa para que a opção tenha efeito).

A segunda opção é iniciar o programa com o atributo --daemon. Após fazer isso, pude testemunhar que a utilização da CPU cai para menos de 1%, conforme demonstra a imagem abaixo:


Para fazer com que o programa inicie sempre com o atributo --daemon habilitado, devemos alterar o script de inicialização. Para isso, edite o arquivo CopyAgent.desktop que se encontra no diretório ~/.config/autostart.

Para isso eu costumo usar o vi, mas você pode utilizar o editor que se sentir mais confortável. Abra o terminal (Ctrl+Alt+T) e digite:

vi ~/.config/autostart/CopyAgent.desktop

Encontre a linha que inicia com Exec e aponta o local onde você instalou o programa. No meu caso, a oção encontra-se dessa maneira:

Exec=/opt/copy/CopyAgent

e acrescente o atributo --daemon ao final de forma a ficar com o seguinte conteúdo:

Exec=/opt/copy/CopyAgent --daemon

Gnome-Session-Properties


A próxima alteração a fazer é alterar as configurações do Gnome Session Properties. Aperte Alt+F2 e na caixa que surgir, digite gnome-session-properties e aperte Enter. Na janela que se abrir, encontre o item relativo ao CopyAgent, selecione e clique em Editar. Adicione o atributo --daemon ao final do campo "Comando" e finalize clicando em Salvar.

Pronto! Da próxima vez que você acessar a sua conta, o Copy já estará utilizando essa opção como padrão, diminuindo o consumo de CPU.

Se você ainda não conhece o programa, não deixe de usar este link, de forma a ganhar 5Gb extras de armazenamento gratuito: https://copy.com?r=lLJ26T

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!