domingo, 30 de agosto de 2009

Corrigindo a resolução em placas Geforce FX 5200 no Jaunty

Chegou um momento que eu me arrependi de ter feito uma instalação limpa do Jaunty no pc. Isso porque eu estava no Hardy e não queria baixar todos os pacotes do Intrepid para só depois poder para o Jaunty numa upgrade via web.

Acontece que depois da minha instalação, a melhor resolução que eu conseguia na minha placa Geforce FX 5200 era 800x600. "Bom, é só instalar os drivers da Nvidia e tudo vai ficar normal", pensei eu. Ledo engano. Após a instalação dos drivers proprietários a melhor resolução caiu para meros 640x480. Era horrível, tudo ficava enorme na tela.

O nvidia-settings não mostrava uma opção melhor e o nvidia-xconfig não conseguia configurar um bom xorg.conf. Pesquisei, pesquisei e não consegui encontrar solução. Mesmo o fórum em inglês, que sempre resolve os meus problemas parecia sem solução.

Acabei descobrindo que esse é um bug do jaunty (assinalado como 322870 no LP). Estava quase voltando para o Hardy quando tive uma idéia. Baixei a nova imagem do Hardy, pois agora as versões LTS recebem atualização a cada 6 meses e a minha era da época do lançamento. Uma vez com o CD nas mãos rodei uma sessão live e instalei o driver da nvidia via envyng.

De posse de um pendrive na mão, copiei o xorg.conf gerado e também o ~/.nvidia-settings-rc para o pendrive. Foi só copiar para o Jaunty para que meus problemas cessassem...

Espero que essa dica seja útil para mais pessoas pois o tal "bug" me deu um baile e tanto.

13 comentários:

  1. ola meu nome e alex eu descobri uma maneira muito facio de corrigir esse erro,e bem simples va ate a configuraçao de video da nvidia mude a resoluçao para 1024*768 e ao lado selecione o frequencia para 60 hz e qlique em aplicar...

    ResponderExcluir
  2. Se fosse tão fácil, meu amigo, não teria tido todo esse trabalho. O problema é que o nvidia-settings não apresentava essas opções. Por isso, a solução apresentada aqui.

    ResponderExcluir
  3. Write your essay online. BuyEssayFriend creates discipline essays among them: research papers, personal and law essays, thesis, and academic writings.

    ResponderExcluir
  4. Reliable Assignment Experts by Your Side · Go to our website. · Choose the type and level of academic assignment. · Indicate your email and all requirements ...

    ResponderExcluir
  5. Our Leather Motorcycle Jackets provide protection, comfort and style for everyone from racers to cruisers. Enjoy free shipping on orders over $40 and expert ...

    ResponderExcluir
  6. VaporDNA serves the vaping community with varieties of top-quality Ecigs, Vape Juice, vape MODS, portable devices, and accessories at an affordable price.

    ResponderExcluir
  7. Afshan is a unisex oriental perfume. Top notes are floral and saffron, middle notes are ylang-ylang, rose and spicy. Base notes are musk, amber, cedar and woody.

    ResponderExcluir
  8. Everybody knows that for a furniture bargain you can't beat a liquidator! That's why Bakersfield trusts Oak & Sofa Liquidators as the last word in style and quality ...

    ResponderExcluir
  9. Al Basha is categorized as soft Arabic perfume for men.

    ResponderExcluir
  10. Shop Washed Organic Cotton Sheet Sets. Our sheets' earth-friendly pedigree and color let you sleep easy. Made of 100% organic cotton, the sheets caress with ...

    ResponderExcluir
  11. Here to present you with not two, not three but four taco places to fill the Taco Bell shaped void in your heart.

    ResponderExcluir
  12. The best recipes for fresh smoothie bowls. Quick and easy preparation in your blender with 100% fruit purees ...

    ResponderExcluir
  13. wordai group buy is a tool to spin a paragraph or sentence to help you save time when you write content.

    ResponderExcluir

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!