quarta-feira, 17 de junho de 2009

Usuário do Arch Linux ensina a fazer instalação limpa do Ubuntu via internet

Carlos Campos, usuário do Arch Linux (distro considerada para usuários avançados) ensina em seu blog a fazer uma instalação "clean" do Ubuntu escolhendo cada um dos pacotes a serem instalados.

Ele faz isso utilizando a imagem mini.iso, uma imagem de instalação com 11mb que não contém nenhum pacote específico. Ela irá executar apenas um instalador em modo texto e este fará o download de cada um dos pacotes de instalação diretamente dos repositórios.

A vantagem de utilizar esse tipo de instalação, além do pequeno tamanho da imagem e da seleção mais personalizada possível dos pacotes instalados, é que por fazer o download diretamente dos repositórios, eles já chegam atualizados e não há a necessidade de fazer a atualização logo após a instalação. Outro uso bastante específico é na instalação de um servidor, pois pelo fato da instalação ser feita em modo texto, há a possibilidade de fazê-la via ssh.

Este é um tipo de instalação muito utilizada no Debian e no próprio Arch Linux e embora pouco usada no Ubuntu, vale a pena dar uma conferida, principalmente para aqueles usuários que querem conhecer mais a fundo o sistema. Para isso, clique aqui, ou visite o blog do Carlos Campos.

Vale também deixar uma observação: por fazer o download de cada um dos arquivos pela internet, o ideal é contar com uma boa velocidade de conexão, caso contrário ela pode levar bastante tempo.

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!