terça-feira, 2 de outubro de 2007

Documentário sobre direitos autorais no séc. XXI de graça na net

Os diretores Andreas Johsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke fizeram o que é considerado por muitos o melhor documentário sobre direitos autorais atualmente. O filme norueguês aborda temas como direitos autorais, pirataria, creative commons, acesso ao conhecimento e redes de troca de arquivos e tudo isso de uma perspectiva contemporânea e bilateral. De um lado ele apresenta as dificuldades da indústria do entretenimento nos dias de hoje e de outro quais as alternativas que estão sendo criadas.

E... SURPRESA!!! O Brasil aparece de forma extremamente atuante durante o filme todo. Várias partes foram filmadas aqui e há entrevistados brasileiros aos montes. Soluções brasileiras são até mesmo citadas como alternativa ao modelo de negócios vigente na indústria fonográfica mundial.

O lado bom da coisa é que os produtores do filme disponibilizaram eles mesmos um torrent no Piratebay.com para que as pessoas possam baixar o filme. Ou seja, você pode baixar o filme com a consciência tranquila, pois a cópia foi autorizada pelos próprios criadores. Em troca, eles estão aceitando doações no site do filme. Caso você queira fazer uma doação, pode entrar lá e dar uma conferida na página. Também dá para assistir lá mesmo, via net , direto do site.

Para aqueles que não são muito bons com o português, o Ztrust liberou um torrent com legendas em português. O único problema é que ao invés dele liberar um arquivo de legenda (do tipo .srt, etc.) ele liberou mais um torrent, só que dessa vez com um arquivo divx com as legendas inseridas no arquivo (o que em inglês é chamado de hard-subtitle). O problema disso é que o torrent liberado pelos autores tem muito mais sementes do que esse. Teria sido melhor o Ztrust liberar um arquivinho de legenda em algum site do tipo opensubtitle.org, pois assim seria possível baixar o torrent mais rápido sem ter que conviver com duas legendas, pois no segundo caso, há também as legendas em inglês.

Fica ai a dica caso alguém queira tomar a tarefa para si.

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!